• Dra. Izabelle Albuquerque

Você conhece as propriedades da Aveia?

Atualizado: 21 de Jul de 2018

Não é a toa que ela é tão famosa e tão comentada por aí.




A aveia é um cereal de excelente valor nutricional e é considerada um alimento funcional. Destaca-se dentre os outros por seu alto teor proteico e por seu maior conteúdo de gorduras boas, distribuídos por todo o grão.

O conteúdo de carboidratos traz o amido como o principal componente. Contém também alta quantidade de fibras. Essas fibras podem ser insolúveis e solúveis. Dentre estas, se destacam as beta- glucanas, componentes estruturais das paredes celulares dos cereais que fortalecem o sistema imunológico.

Desde 1997 o FDA (Food and Drug Administration- EUA) autorizou a rotulagem de produtos a base de aveia como coadjuvantes no tratamento de doenças coronarianas. Isto foi baseado em estudos clínicos sobre o efeito da aveia na redução dos níveis de colesterol sérico e na consequente diminuição dos riscos de doenças coronárias.

As propriedade hipocolesterolêmicas da aveia estão atribuídas nas betas- glucanas, seu componente funcional.

Além disso a aveia é rica em vitamina do complexo B, E e minerais, que têm ação antioxidante combatendo os radicais livres.

Sua ingestão regular ajuda o organismo a evitar sobrecargas de glicose e insulina, sendo portanto indicada especialmente para indivíduos diabéticos.

Viu só quantos benefícios essa danadinha pode ter?

A recomendação diaria também é fácil de ser atingida 30g/dia, equivalente a 3 colheres de sopa rasas.





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo